Falas
dos vereadores
O
presidente da Câmara, proponente da homenagem, lembrou que a Frente
Parlamentar de Apoio ao Setor Coureiro-Calçadista foi criado no
Poder Legislativo em 2009. Naquela época, as empresas de Novo
Hamburgo participavam do estando coletivo do Rio Grande do Sul. Mas
os vereadores constataram que era preciso fazer mais – assim,
Câmara e Prefeitura trabalharam juntas e, em 2010, teve início o
estande coletivo apenas com empresas da cidade. “Em 2013,
participaram 29 empresas. Foi um sucesso”, frisou Lucas.
Relato
de empresários
O
empresário Algacir Lemos, representando as mais de 100 empresas que
já participaram do estande coletivo, disse ter certeza de que todos
se sentem gratificados. “Deixamos de ser concorrentes: hoje, somos
parceiros, estamos trabalhando juntos. Tenho certeza de que todos
crescemos.” Ele aproveitou a oportunidade para pedir mais
treinamento. “Faltam profissionais em Novo Hamburgo.”
Falas
dos homenageados
Zimmermann
agradeceu a homenagem e destacou a parceria entre Prefeitura e
Câmara, além da atuação da secretaria de Desenvolvimento
Econômico. “O sucesso do estande também se deveu ao trabalho dos
empresários, que honraram o nosso esforço.” Ele salientou que a
participação em feiras não significa apenas mais negócios
imediatos para os fabricantes, mas uma oportunidade de conhecer novas
tendências e tecnologias. “Devemos continuar aperfeiçoando o
processo, mas esse é efetivamente um bom instrumento de
desenvolvimento para o setor.”
Lauermann
fez um balanço positivo do projeto. “É uma política pública já
consolidada, que não é só de fomento, mas de afirmação”,
ponderou o prefeito. “O resultado é aumento da produção e das
vendas. Nós continuamos sendo a mais completa cadeia produtiva do
calçado e do couro, mesmo com a competição completamente desleal
com a China. Novo Hamburgo sedia as mais importantes entidades do
setor.” Ele garantiu que o governo continuará buscando recursos
para criar o distrito industrial. “Faltam espaços para a atração
de empresas.”
Finck
explicou que o modelo do projeto foi adotado pois, muitas vezes,
pequenas fábricas de Novo Hamburgo produzem calçados ótimos, mas
não têm a oportunidade de levá-los às grandes feiras. “E a cada
feira que passa vermos as empresas melhorarem, buscando seu lugar ao
sol ao lado das grandes concorrentes.” Além disso, o estande
coletivo divulga o nome de Novo Hamburgo para compradores de todo o
País e até do exterior.
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