segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Encontro com o Presidente Estadual do Partido

Na última quinta-feira, 16 os vereadores Antonio Lucas (PDT)  e  Ricardo Ritter - O Ica, (PDT)  fizeram uma visita ao SR. Pompeo de Mattos, Presidente Estadual Pedetista, durante o encontro os partidários  falaram sobre assuntos políticos e de campanha.

Na ocasião foi entregue a Pompeo um quadro com a imagem de Leonel de Moura Brizola, ex-governador do Estado do RS e RJ. Como político Brizola tornou-se referencia para o PDT.

"Ele marcou a política brasileira por quase 60 anos. Sua mensagem centra-se na defesa de um país que caminhe com os próprios pés, superando o longo processo de dependência estrangeira, que o vinha atrofiando desde praticamente a descoberta, em 1500. Suas ações como governador do Rio de Grande do Sul, cargo que galgou aos 37 anos, logo marcaram a administração e a política brasileira, por seus lances de bravura e antevisão, quando o mundo estava em plena guerra fria. Foi assim com as primeiras expropriações de empresas americanas, a Bond and Share e a ITT, em 1959 e 1962, que constituiu o passo decisivo para a nossa emancipação na energia e nas telecomunicações. Com a Campanha da Legalidade, a partir de Porto Alegre, ele conseguiu unir todo o Brasil, numa rebelião cívico-militar que pôs abaixo um veto dos generais e das elites conservadoras à posse do vice-presidente João Goulart, em 1961. Seus planos de reestruturação administrativa e a implantação da reforma agrária sacudiram o país num amplo movimento para superar os eternos vícios de inércia e atraso que atropelavam o nosso progresso como nação. Essa mobilização possibilitou  seu programa de educação, que erradicou um analfabetismo que beirava os 50% entre os gaúchos e levou mais de três mil escolas gratuitas para todas as crianças do Rio Grande do Sul.
As ideias e as ações de Brizola logo atraíram contra si os interesses do grande capital, sobretudo o internacional, que acabou forçando o seu exílio no Uruguai, a partir de 1964." 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário