terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ponte da Rua 5 de Abril é liberada para o trânsito

A extensão do metrô até Novo Hamburgo cada vez mais resulta em melhorias para a cidade. Na tarde de segunda-feira, dia 17 de setembro, mesmo sob chuva, foi inaugurada a nova ponte da Rua 5 de Abril, sobre o Arroio Luiz Rau, no Centro. A obra faz parte do conjunto de melhorias complementares às obras do Trensurb que são executadas pelo Consórcio Nova Via no Município. O trânsito foi liberado para o fluxo de ônibus e demais veículos em ambos os sentidos, porém os cruzamentos com a Avenida Nações Unidas continuam interditados em função das obras do trem.

O prefeito em exercício de Novo Hamburgo, Roque Werlang, esteve no local às 16 horas, acompanhado do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Danilo Oliveira da Silva, e do secretário interino de Desenvolvimento Urbano, Renato Westphalen. “Como é uma rua muito importante, mesmo com chuva, achamos melhor liberar o mais rápido possível o trânsito para evitar mais transtornos aos motoristas”, explicou Werlang. “O interesse da Prefeitura é liberar todas as travessias da Avenida Nações Unidas o mais rápido possível e oferecer melhores condições de tráfego. É importante destacar também que vamos manter essa travessia em mão dupla”, completou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana.

A nova ponte é mais moderna, larga e segura que a anterior, e ainda ajuda a evitar enchentes. Isso porque ela foi construída com vigas menores que a outra, que permitiram que o vão entre o arroio e a ponte fosse aumentado, resultando em uma melhor vazão da água. Além disso, o leito do Luiz Rau foi afundado e alargado.

As obras

Ao todo serão onze novas pontes que serão construídas no leito do Arroio Luiz Rau em função das obras do trem. Deste total, já foram entregues as duas pontes da rótula central próximo ao Colégio Pio XII, uma na Tapes, uma na Avenida Frederico Linck e, mais recentemente, na Rua 3 de Outubro. A expectativa é que todas as obras ligadas ao metrô estejam finalizadas até o final de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário